Efemérides, as amigas das Marcas

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No dia em que se celebra o amor vamos pensar com carinho sobre o que estes “dias de…” trazem às marcas que estão nas redes sociais prontinhas para lançar mais um post “efeméricado”.

Já se aperceberam que existe um dia para quase tudo? Temos os dias mais comuns: o Dia da Mulher, o Dia das Bruxas, o Dia da Mentira, o Dia do Pai, etc. etc.. E depois temos aqueles mais bizarros que ninguém percebe bem como foram inventados, por exemplo o Dia do Engolidor de Espadas, o Dia da Mão Vermelha ou o Dia do Duende (não estamos a inventar, estes dias existem mesmo).

Qualquer pessoa que vá às redes sociais vê pelo menos 1 ou 2 vezes por semana publicações que dizem “hoje é o dia de”. Muitas delas são de marcas que aproveitam a moda das efemérides para chamarem a atenção dos fãs e registarem estes dias com posts, ações, passatempos ou campanhas permitindo associarem a sua oferta ao significado do dia.

Isto acontece porque a comunicação de efemérides é muito vantajosa. Consegue funcionar todo o ano (entre um grande leque de “dias de…” à escolha) para aumentar as vendas e também diversifica o plano de conteúdos porque serve de fonte de inspiração a quem está a desenhá-lo. Depois claro…a grande mais valia são os likes, as partilhas e todo o tipo de interações que estes posts temáticos atraem.

Então vamos lá agarrar no máximo de efemérides que pudermos e usá-las nas redes sociais? Nem por isso. Deve-se reunir apenas aqueles dias que fazem sentido de acordo com a área de negócio e o target e investir nesses. Cada marca deve ter já assinalado no calendário uma boa lista de efemérides que vai utilizar para conteúdo.

Esta forma de gestão vai permitir planear com bastante antecedência ações, passatempos, parcerias ou “só” boas ideias de posts e ganhar mais impacto nesses momentos em que todas as marcas estão a comunicar “o dia de…”.

E agora, entrando no espírito deste artigo, vejam alguns posts criados pela Pepper
para este Dia dos Namorados:

Frize

Am3e

Burger King

Pepsi Max

Author: Pepblog