O sangue real não é azul, é vermelho

Categories: INSPIRAÇÃO

A marca BodyForm ganhou força nas redes sociais com a nova campanha lançada para comunicar uma gama de pensos higiénicos. O vídeo intitulado “Blood Normal”, é revolucionário por um detalhe completamente natural: pela primeira vez o líquido menstrual é mostrado na cor vermelha. Até agora a cor do líquido menstrual era mostrado em diversas campanhas pela cor azul.

Como sempre, o palco que são as redes sociais dividiu-se imediatamente por trazer um tema que ainda é tabu, não só na área da comunicação como na própria sociedade. Pode não ser completamente estranho para nós, mas se pensarmos bem, nalgumas culturas, a menstruação é motivo de vergonha e a mulher fica conotada como impura e afastada de muitas decisões durante esse tempo.

A campanha não quebra apenas o paradigma das cores utilizadas para representar o período menstrual, indo mais longe e mostrando claramente as dificuldades reais que ocorrem durante esse tempo – cólicas, irritabilidade, dores de cabeça, etc – tão bem conhecidas pelas mulheres. A assinatura da marca no final passa a ideia de que este período só tem de ser encarado como normal: “vive sem medo”.

A marca BodyForm é a representação escandinava Libresse no mercado britânico e, desde que chegou, trouxe o conceito “Let’s get real”. Ao abordar as problemáticas femininas tem dado espaço aos consumidores para refletir sobre os estereótipos desta área que é a higiene íntima das mulheres. Numa outra campanha, a empresa brinca com a comunicação associada aos vídeos feitos para marcas deste segmento, que colocam mulheres de roupas claras e apertadas ou de completo bom humor durante o período menstrual, algo que não está de acordo com a realidade.

Será que com estas mudanças passamos a falar deste assunto com mais naturalidade ou será este tema um assunto tão normal quanto impossível de abordar?

Author: Pepblog