Ver o mar com outros olhos

Categories: INSPIRAÇÃO

Dizem que até ao ano de 2050 os oceanos vão conter mais plástico do que peixes e que a pesca representa mais de 10% de toda a poluição, sendo a principal causa pela contaminação dos mares. No entanto, está a decorrer uma experiência interessante na costa da Catalunha que pretende inverter esta situação. Dezenas de embarcações estão a rumar ao mar alto para trazer toneladas de resíduos de plástico para além da sua carga habitual: peixes.
Ao chegar a terra o plástico é então usado como matéria-prima para fazer nada mais nada menos do que óculos de sol por uma empresa com sede em Barcelona, a Sea2see.

Uma série de acordos com as autoridades da Catalunha que abrangem 22 portos, torna possível à empresa ajudar os pescadores de toda a região a trazer cerca de uma tonelada de resíduos plásticos a cada três dias.

A Sea2see faz uma separação do que pode ser usado para fabricar óculos e vende o restante a outras empresas. Por cada 10kg de lixo é produzido um par de óculos.

“Os pescadores sempre tiveram uma má reputação, sendo associados à poluição dos oceanos, e neste momento estão realmente orgulhosos por fazer parte deste projeto”, diz o fundador da empresa, Francois Van den Abeele. “O objetivo aqui é que tudo que sai para o mar volte para a costa, o que nem sempre aconteceu”.

A marca tem uma filosofia que assenta na procura de soluções e na crença de que as pessoas que usam estes óculos irão mudar o mundo. Uma empresa que se preocupa com todas as fases do processo do fabrico, com uma economia circular, e que vê nos seus consumidores os primeiros a fazer parte de uma consciência global que se orgulha de mostrar isso mesmo através dos óculos que usa.

Será que com este acessório de moda vai ser possível declarar uma mudança e ajudar a fazer parte dela?

fonte: aqui.

Author: Pepblog